sexta-feira, 4 de junho de 2010

Para ser um bom coordenador de PJ - Parte 2

Dando continuidade ao artigo anterior, continuo aqui a apresentação dos outros "10 mandamentos de um bom coordenador", texto adaptado da obra do Pe. Jorge Boran de seu livro "Juventude, o grande desafio". Mais do que mandamentos, estas são dicas para ajudar a lembrar que toda a coordenação é um serviço prestado e como tal deve ser bem feito para dar bom resultado.

6) Ter boa capacidade de organização
Uma pessoa organizada sabe o que faz, como faz e porque faz. Sabe dos recursos que dispõe e como usá-los da melhor forma. Como isso se reflete na nossa PJ? Uma coordenação organizada planeja os encontros (do semestre ou do ano) de forma que os assuntos, temas e eventos se encaixem; prepara antecipadamente cada encontro, sabendo do material que vai usar; sabe que é necessário o acompanhamento dos jovens; avalia bem cada evento e a caminhada em si com os demais participantes do grupo.
Não se trata, porém, de ser um burocrata pastoral e não dar chance para o improviso e o imprevisto. A nossa vida não é tão "causa-consequência" ou "ação-reação". Há eventos que ocorrem na vida do grupo que fogem do controle da coordenação. No ano passado, por exemplo, um grupo que acompanhamos no IPJ ficou no  caminho para a casa de encontro quando o ônibus que levava os jovens atolou. Ninguém imaginaria isso. Improvisamos umas tochas e fomos caminhando e cantando e seguindo a canção até chegarmos no destino. Claro que era pequena a distância (cerca de dois quilômetros), mas este fato em si ajudou muito na experiência do grupo, porque aproveitamos do ocorrido para exemplificar, durante o encontro, as dificuldades de um grupo na sua caminhada pastoral.
Quando falou deste "mandamento", o Pe. Boran frisou a questão da avaliação. E de fato elas são importantíssimas para o desenrolar da caminhada grupal. Ajuda a corrigir as falhas de trajetória e pode contribuir muito para que os jovens sintam que o trabalho avança. Às vezes o erro no grupo é bem vindo se for bem avaliado e assimilado. Ajuda o grupo a crescer se as causas do erro forem bem compreendidas.

7) Saber despertar novas lideranças
Acho que este mandamento foi o primeiro que aprendi na minha caminhada de PJ. "Coordenador bom é aquele que prepara outro para substituí-lo". "Coordenação eterna não presta". "Coordenador não fica para semente". E eu assumi isso como uma verdade para mim. Existe uma coisa muito enganadora neste mundo da coordenação: o status! O coordenador do grupo (ou da PJ) é amigo do padre! Pessoalmente eu tive a sorte de ser amigos de vários párocos que passaram pela minha comunidade. Mas acho que também cumpri este mandamento. Tanto na comunidade, na paróquia, na diocese, na sub-região e na Lista da PJ eu não fiquei mais de dois anos na coordenação. E creio que sempre ficaram pessoas melhores depois que eu saí.
Quem assume o serviço de coordenar um grupo precisa saber que existem dons variados na juventude, inclusive o dom de coordenar. Há dons que afloram naturalmente, há outros que aparecem na experimentação, ou seja, delegando tarefas para que outros façam. Pode ser que numa destas oportunidades, alguém se destaque. E neste destaque é preciso mostrar o quanto aquela pessoa foi importante e fazê-la se sentir valorizada. Lideranças podem ser despertadas assim.

8) Dar testemunho de vida coerente
Este mandamento é básico. É possível estar a frente de um grupo, cobrá-lo de compromissos e o próprio cobrador não viver estes mesmos compromissos? Respondo, sim é possível. Já vi grupos assim. A pergunta agora é outra: "É motivador participar de um grupo como este?". Não, não é.
Há uma frase que um colega da PJMP assinava em seus e-mails que ainda hoje soa como uma grande verdade: "Palavras comovem, mas exemplos arrastam". Eu posso ser um excelente orador, mas se meu modo de vida não corresponder àquilo que eu digo, sou um contratestemunho do que eu mesmo falo. Pelo contrário, posso não falar bem em público, mas minha doação, minhas atitudes podem falar mais do que eu acredito e motivar mais as pessoas a acreditar no mesmo.
Na reunião ampliada da PJ do regional Sul 1 deste ano, o lema adotado tem muito a ver com isso. É uma frase de Dom Pedro Casaldáliga que diz: "Ser o que ser é. Falar  o que se crê. Crer no que se prega. Viver o que se proclama. Até as últimas conseqüências." Depois de Dom Pedro, eu não digo mais nada a este respeito. Calo-me e medito.

9) Ter empatia
Saber se colocar no lugar do outro. Tentar sentir o que o outro sente. É neste sentido que compreendemos empatia. Quem está a frente de um grupo precisa aprimorar esta característica de perceber quando alguém está calado demais, ou com o comportamento diferente. Aí, num intervalo ou em outro momento, ele se aproxima da tal pessoa e tenta conversar a respeito. Quando um jovem se sente valorizado, ele se interessa mais pela caminhada do grupo e confia mais na pessoa do coordenador. Os momentos propícios para se conhecer melhor os jovens são os momentos de lazer e informalidade. Todo grupo precisa disso.

10) Ser entusiasmado
Gente chata, mal humorada, ranzinza não motiva ninguém. No máximo geram piedade. Mas não aglutinam, ajuntam, cativam outras pessoas. E no caso da juventude isso é bem característico. Contagie-se e deixe com que os outros se contagiem com o seu entusiamo. Isso anima o seu grupo e faz com que ele caminhe de forma mais leve e agradável. Dificuldades sempre existirão. Deixar-se abater por elas, no entanto, não é obrigatório. Como eu disse num outro artigo, a gente pode aprender muito com as dificuldades.

"Pronto. Já li os dez mandamentos. Posso ser um excelente coordenador!!!" A gente sabe que a coisa não é assim, só teórica. Exemplos podem ser vários e não se esgotam as características de uma boa coordenação nestes 10 itens. A realidade de cada lugar exige características próprias. Não está listada acima, mas uma propriedade indispensável de alguém que esteja a frente de um grupo é a criatividade. Roteiros prontos nem sempre funcionam. Modifique, adapte, adeque a sua realidade. Faça novo e faça diferente. Isto é Pastoral da Juventude.

2 comentários:

  1. Bom Dia,
    excelente leitura, que deus continue assim iluminando seus pensamentos.

    Grande Abraço
    Anderson
    anderson@ga2.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabens, Rogério. Que o Senhor continue abençoando sua assessoria. Sou assessor aqui em Maceió-AL e gostei muito dos seus escritos...
    PJ aqui, PJ acolá, PJ em todo lugar (principalmente no coração, claro. rsrsrsr)

    ResponderExcluir