domingo, 5 de dezembro de 2010

Sete cuidados com as lideranças

Sim, este texto que você lê agora é direcionado. Quando eu o escrevi estava pensando em algumas pessoas específicas. Eram jovens lideranças que passaram e ainda passam pela minha vida pastoral e eu percebo que precisam cultivar alguns cuidados. Não que eu seja o dono da verdade ou o cara perfeito e que fica dizendo a todo tempo: “Sim, isto é certo! Não, não faça aquilo!”. Mas existem algumas percepções que o tempo dá e que gostaria de compartilha-las.

Você pode chamar estes itens que vou tratar de dicas. Eu prefiro o termo cuidado. E agrupei num total de sete cuidados. Gosto do significado que damos a alguns números e o “sete” é especial para mim. Não só para mim, como para toda a civilização em que vivemos. Basta ver como ele está esparramado por aí... Sete maravilhas do mundo, sete dias da semana, pintou o sete, sete cores do arco-íris, sete notas musicais e por aí vai... Então segue mais uma série para este número: os sete cuidados com a liderança jovem.

Cuidado consigo

Todos nós temos limitações e precisamos saber respeita-las. Mas também, todos nós temos bons valores que precisam ser cultivados com carinho. Pensar demais nos próprios defeitos e valoriza-los pode acabar por nos tornar pessoas sem atrativos e depressivas. Por outro lado, tratar só das próprias qualidades é uma maneira de camuflar os próprios defeitos, além de transparecer uma certa arrogância que não queremos cultivar.

E por falar em limites, há aqueles do nosso próprio corpo. As atividades pastorais, culturais, educacionais e familiares demandam tempo e atenção. Há aqueles que querem fazer tudo, ao mesmo tempo e agora. Uma hora acabamos por cair. E tenha certeza de uma coisa, por mais que você seja importante ou querido, não é insubstituível. Se seu trabalho ou atividade é importante, é essencial que tenham outras pessoas que possam fazê-lo. É uma preocupação a menos para você, no fim das contas.

Cuidado com as relações

O ambiente do grupo e das novas amizades e compromissos dentro de uma comunidade ou pastoral é tão bom e contagiante que muitas vezes as novas lideranças se sentem com vontade de fazer mais e mais, porque sempre há muito por fazer. Muitas lideranças fazem isto pelo prazer de ver a coisa acontecer, mas muitas outras o fazem pela fuga do ambiente doméstico. Entrar num ativismo como maneira de fugir acaba por se tornar alienação. A melhor maneira de resolver esta situação não é nega-la, mas assumir que ela existe e precisa ser encarada com seriedade.

Conforme crescem no compromisso dentro do grupo ou da pastoral, as jovens lideranças percebem também que algumas amizades que tinham antes não mais satisfazem, seja pelas conversas que não tem mais sentido, seja pelo comportamento que já não é mais compatível com a atual vivência. Vi isso inúmeras vezes e o conselho é sempre o mesmo. A tendência é o afastamento, mas isto não ajuda as “velhas amizades” a se tornarem algo melhor. É preciso mostrar a eles que se está diferente e dar a eles a oportunidade de serem diferentes também. Ofereça. Se eles aceitarem, ótimo. Se não aceitarem, ao menos você fez sua parte.

Cuidado com o grupo

A tendência de muitos jovens é achar que a responsabilidade dos grupos é da coordenação, quando muito da assessoria. Enganam-se estes jovens. Grupos não são feitos só de coordenação, da mesma forma que a Igreja não é feita só pelo clero. Igreja é povo de Deus e grupo de jovens, assim como a Pastoral da Juventude é feita por jovens. Parece meio óbvio ficar repetindo isso, mas não é. Se não nos sentimos parte responsável, não damos o devido valor.

Cuidar do grupo é cuidar das pessoas que fazem parte dele, é cuidar para que ele cumpra sua missão e cuidar para que funcione direito. Funcionar direito significa que os encontros ocorram no horário, num ambiente adequado, com os temas bem escolhidos, por exemplo. Cuidar para que o grupo cumpra sua missão é ajudar para que ele seja sinal do Reino de Deus, que coloque a pessoa e a prática de Jesus nas suas ações. E cuidar das pessoas do grupo significa conhece-las bem, criar um nível de amizade e comprometimento entre elas.

Cuidado com a espiritualidade

Há um erro das jovens lideranças que chamamos de militontismo que é a ação pela ação. E há também o outro extremo que a espiritualidade que não transforma. A jovem liderança não pode cair em nenhum destes extremos, o da prática sem espiritualidade e o da espiritualidade sem prática, pois a espiritualidade da Pastoral da Juventude se vivencia no seu cotidiano e na experiência do amor de Deus acontecendo através dele.
Quem vive uma espiritualidade enraizada no Evangelho de Jesus e na experiência da presença de Deus no cotidiano entende que existe sim uma mudança acontecendo por dentro da pessoa, mas também nas nossas relações sociais e no ambiente que nos cerca. Se percebemos a presença de Deus no dia a dia das pessoas, notamos que em muitos lugares não há os sinais de vida que estava em Seu plano original. É essa mesma espiritualidade que motiva e movimenta o ser humano à luta pela justiça, pelos direitos dos pobres, para tornar a sociedade mais fraterna e solidária.

Cuidado com o mundo

Há um princípio básico por trás da jovem liderança cristã. Sua ação e sua prática são pautadas na ação e na prática de Jesus e dos profetas que anunciavam o Reino e denunciavam a cultura de morte. Onde esta tipo de prática anti Reino acontece é preciso que seja apontada. Isto se dá tanto nas relações sociais, onde algumas pessoas valem mais do que outras, seja por sexo, cor da pele, origem social, econômica ou grau de instrução, seja nas relações com o meio que nos cerca.

O consumismo, a sociedade do hedonismo, do egoísmo são sinais deste anti-Reino. Os recursos naturais são limitados e o consumo de alguns é sem limites. A busca do prazer pelo prazer acaba por colocar o outro ora como meio para obter tal prazer, ora como empecilho para tal fim. Quem acredita na proposta de Jesus sabe que o homem foi criado para ser filho de Deus, irmão dos outros e administrador da criação e não “Senhor” de Deus, inimigo do irmão e explorador da criação; o mundo deve ser a casa da grande família de Deus, onde todos se sintam bem.

Cuidado com a história e a cultura

Quando se fala que o jovem líder deve ter cuidado com a história é porque ele não “engole” qualquer história. O senso crítico que é despertado no processo de evangelização da juventude o faz entender que muitas notícias são manipuladas e muitos fatos são contados parcialmente, normalmente pelos “vencedores” ou donos dos meios de comunicação.

Entretanto, esta máxima (de que a história é contada pelos vencedores) vem sendo aos poucos combatida, seja pela imprensa alternativa seja pela internet, seja pelos meios de divulgação da cultura popular. Existem redes alternativas de comunicação e muitas têm blog’s, perfis em redes sociais e fazem um bom barulho. No outro extremo da divulgação, estão os pequenos grupos culturais que fazem o trabalho de discutir e oferecer a população o que não passa na grande mídia. Estes pequenos grupos ajudam a população a se enxergar tal qual num espelho.

Cuidado com a militância

Dentro do cuidado com a militância, lembro de três conselhos que são importantes para a jovem liderança: Conforme disse São Tiago, “a fé sem obras é morta”; tenha uma fé madura e que transpareça para quem vê-lo; tenha compromisso com o que faz; a proposta de Jesus não é brincadeira; exerça sua liderança como serviço; não se deixe manipular.

O jovem que cuida da sua própria militância sabe que olha para um horizonte mais além, na nova humanidade, numa sociedade de pessoas novas que se funda nos valores da Comunhão e da Participação, da Verdade e da Justiça, da Liberdade e da Igualdade, do Amor e da Paz. Uma sociedade sem opressores e oprimidos, em que: a mulher e o homem estejam acima de todo poder ou projeto, em que a vida esteja antes de qualquer outro valor ou interesse, na qual o trabalhador(a) tenham mais valor do que o capital, que a verdade predomine sobre a mentira e a manipulação, que a ética seja mais importante que a técnica e que a realidade e o testemunho falem mais alto do que os projetos e discursos.  

Veja o restante da série "Os Sete" clicando aqui.

2 comentários:

  1. Muito bom meu amigo .. Sempre trazendo as boas novas para nós !! obrigado

    ResponderExcluir
  2. SENSACIONAL!!!!!!!!!!!!!

    JA ESTOU IMPRIMINDO PRA EXPOR NO MURAL DA COMUNIDADE!! E É CLARO, ENTREGAR AS NOSSAS JOVENS LIDERANÇAS DA COMUNIDADE!!
    OBRIGADA EPLA PARTILHA DE EXPERIENCIAS QUE NOS ENRIQUECE E ANIMA NA CAMINHADA...!

    ResponderExcluir