segunda-feira, 25 de junho de 2012

Carta a um amigo

O amigo desta carta realmente existe. Mas não quis colocar seu nome. Em minha vivência em grupos de várias instâncias conheci muita gente boa que, por forças da vida, tiveram que se afastar de nós. Na maioria dos casos é um fato triste e que acaba por desmotivar um ou outro da caminhada. Por vezes, nós mesmos não percebemos que aquele que se afasta também precisa de um apoio e um incentivo. Outra pessoa acaba realizando as tarefas do primeiro e a vida continua. E é por achar que não precisa e não pode ser assim, que resolvi publicar esta carta. Meu amigo, você saberá que esta carta é para você. E você ao ler este texto, se tiver alguém que precise de palavras assim, pode encaminhá-lo para esta pessoa também.

*********

Meu caro, eu soube a pouco das suas angústias e da situação pela qual está passando. Imagino o quanto seja difícil passar por isso. Há momentos em que a fraqueza e o desânimo nos pegam. Há momentos em que a esperança parece algo distante e que a saudade de tempos felizes são somente memórias que nos machucam.

Eu escrevo a você para dizer que estamos juntos. Éramos parceiros e continuaremos sendo, mesmo com o seu afastamento da gente. Entendo perfeitamente que você precisa de um tempo para uma reflexão maior, para decidir qual o melhor rumo para sua vida.

Em nossa caminhada pastoral, saiba que aprendemos muito com você. A maioria de suas falas ia direto ao ponto, àquilo que precisávamos ouvir. Tenho certeza de que a turma sentirá muita falta disso. Os papeis, tarefas e funções podem ser dadas a outras pessoas. Mas a diferença que você fazia enquanto participante isso nunca será ocupado por ninguém.

Você sabe que, enquanto esteve conosco, também aprendeu muito. Vida em grupo é assim mesmo. É como aquela velha canção que dizia que fica sempre um pouco de perfume nas mãos de quem oferta flores. Ou naquela outra do Gonzaguinha que fala que toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas.

Você desempenhou muito bem seu papel enquanto esteve no grupo. Somos muito gratos a você por tudo que nos ajudou. Mas, mesmo contra nossa vontade inicial, somos obrigados muitas vezes a tomar rumos que não estavam em nossos planejamentos. E sei que você está num momento assim.

Jesus nos disse que no mundo teríamos aflições, mas que mantivéssemos a fé, porque deveríamos seguir o exemplo dele, que venceu e passou por tudo isso. Tenha fé, novamente, meu caro. Embora você possa estar meio que perdido com tudo isso que lhe aconteceu, não deixa de ser tudo para um aprendizado maior. São estas dificuldades que nos fazem crescer.

Pode ser que você ouça comentários distorcidos de gente afirmando que é bem feito tudo isso que lhe aconteceu. E que, ao menos, você tomou a decisão certa de se afastar de nós, afinal sempre pregamos que o bom testemunho é o que vale e que os exemplos são mais poderosos que os discursos.

Embora isso nos magoe também, não é nenhuma novidade que comentários assim continuem aparecendo. Gente para julgar e apontar o dedo para os outros não faltam. Nunca quisemos que você se afastasse. Falhas todos nós cometemos. Deslizes são possíveis para qualquer um de nós. Deus é maior do que tudo isso e nos perdoa as faltas quando estamos arrependidos.

Se suas ações prejudicaram alguém, é necessário e é justo que você repare quem quer que seja. Contudo a decisão de se afastar de nós é exclusiva sua. Não acredito que este distanciamento é necessário para que a justiça seja feita. Testemunho maior você nos dá ao querer que o possível mal seja reparado e que o bem deixe suas marcas.

Querido, Deus conhece o que se passa em seu pensamento e em seu coração. E Ele nos ama de uma maneira absurda e escandalosa. Muito, muito além daquilo que merecemos e correspondemos. Faça então aquilo que seu coração e sua mente apontam. Mas coloque sempre o amor de Deus na frente destas tuas ações. É amor sincero e fecundo. Você sabe disso. E a semente que plantamos, quando Deus põe a mão, ela cresce de maneira vigorosa e os frutos tem grande possibilidade de serem nutritivos e suculentos.

Disse e digo de novo: Estamos juntos. Não importa tempo, local ou distância. Precisando de mim ou de qualquer um dos outros do grupo, tenho certeza, não lhe faltarão mãos estendidas, ombros amigos, abraços apertados e sintonia de corações e mentes. Fique em paz.

Um comentário:

  1. É...
    Amigo!
    escute e perscrute o que DEUS tem reservado para voce! E creio que é o MELHOR!!!
    Uma vida é a que temos e vive-la da melhor maneira é buscar, descobrir e realizar a VONTADE de DEUS... e isso pode ser doloroso
    mas dá ummmaa PAAZ...INQUIETA com certeza, porém a flecha na alma queima como brasa no dentro do peito...e a Bondade ,a Alegria, A generosidade, a Simplicidade sao consequencias que o Amor ao REINO vai espalhando no caminho ...
    CORAGEM E AVANTE!
    PARA FRENTE E PARA O ALTO !!!
    Minha solidariedade e afeto !
    ir. Cleuza, mc.

    ResponderExcluir